Faz pouco tempo que crio a raça Rhodesian Ridgeback.
Isso mesmo! Apesar de estar envolvida com ela desde 1998, quando fui convidada pelo José Roberto Marinho para cuidar de seu plantel do Canil Cardeiros, somente em 2010 eu comecei a criar a raça com o afixo BLUE CHIPS BRAZIL.
Durante esse tempo, fui formando diversos canis, selecionando matrizes, padreadores, importando, escolhendo os acasalamentos, os filhotes para show, buscando aprimoramento genético, refinando os exemplares, buscando cães e acasalamentos fora do País, para obter, em especial, a saude e longevidade.
Foram vários os canis que ou formei e orientei a criação, ou introduzi cães, fruto do meu trabalho, para incrementar seus programas. São eles:

CANIL CARDEIROS - José Roberto Marinho, SP
KETTLEBY - John Landers, DF
KANANGA DO LAGO SUL - Heráclito Fortes, DF
SHADOW & DARKNESS - Flávia Villar, DF
WILLOWOOD RR - Laura Werneck, SP
LEÕES DO CERRADO - Paloma Rocha, DF
BULAWAYO LIONDOG - Lelio Heliodoro, RJ
AFRIKANER BY BRAZIL - Paulo Egydio Martins, SP
HICKMANN RIDGEHUNTER - Ana Hickmann, SP
MALAWIQUIM - Ruben Fernandez, RJ
PIQUET LEÃO - Nelson Piquet, DF
RIAD RIDGE - Thiago Lacerda, RJ
OPICE RIDGE - Nelly Opice, SP
MANDIBA RR - Cecilia Galvão, SP
TUFF RIDGE - Mario Carvalho, Go
MALABO APD - Ana Paola Diniz, SP
STO ALBERTO - Alberto Bonfiglioli Neto, SP
IMANJA - Oscar Juarez, Argentina
MADIBA - Rogelio Rumbo, Uruguai
STARDUST - Hazel Dee, Uruguai
BEST SOUL MATE - Gisella Elhordoy, Uruguai
ZANARDI - Danielle Zanardi, Itália
HAMARKIS WISDOM - Sarah Venturelli, Itália

Quando o titular do Canil Cardeiros foi morar fora do País, eu peguei todo seu plantel e do ultimo cliente do Canil Malawiquim e prossegui na jornada.

São 26 anos me dedicando à criação da raça. Eu cuidava e acompanhava os cães dos meus clientes em exposições, encaminhava os filhotes das ninhadas, como se fossem meus.

Vários foram os cães que passaram por minha vida e que me trouxeram o respeito e credibilidade que tenho fora do meu País.

Quando julguei a Nacional da Raça na Australia em 2012 e mais recentemente, quando recebi o convite para julgar a Nacional da França em Agosto/24 e ainda de quebra dar uma entrevista a Revista Rhodesian Ridgeback EU, pude mensurar o quanto meu trabalho havia sido observado pelo mundo.

Contribui, através desse trabalho, para que o sistema CBKC estivesse sendo respeitado e todos os cães registrados em clubes filiados ao sistema. Quando houve a cisão e a maioria de arbitros e criadores conceituados seguiram para outro sistema, a ACB, mesmo sendo uma grande amiga do José Mauricio, eu fiquei aqui.

Valeu muito a pena cada passo nessa incrível jornada.
É orgulho que se fala?

Foto: Blue Chips RR Gamba "Joca"vencedor da raça Mundial 2015, Italia. Arbitro Stefan Sinko.