As Cores do RR

 
 
Quando falamos de cores de pelagem, devemos saber que essa é uma questão genética, fatores de transmissão.Além dessa,  muitas outras características envolvem a criação de cães.
 
A cor é uma característica que podemos influenciar, antes de os filhotes serem concebidos. Para isso, basta escolher o pai e a mãe que apresentem determinada cor e consequentemente, são portadores de genes que nos dará o resultado que esperamos.

Existem dois tipos de melanina que são responsáveis ​​pelas cores que os filhotes e, posteriormente, os cães adultos terão. Você provavelmente já ouviu falar de eumelanina e feomelanina. Se você tem um cão escuro, enegrecido ou acastanhado, provavelmente é a eumelanina que prevalece. Se houver um cão de cor mais clara, creme, amarelado, bronzeado ou avermelhado, então é a feomelanina que prevalece.

Quando se trata das cores Rhodesian Ridgeback, pelo menos o que o a Federação Cinológica Internacional(FCI) e American Kennel Club (AKC) reconhecem como padrão da raça, o que prevalece são as cores trigo.

Tabela de cores e marcações do Rhodesian Ridgeback

A seguir,  as cores padrão e que podem ser exibidas em competições de conformação. As únicas cores descritas no padrão oficial, abrange o trigo e os tons de trigo. Isso é quase uma marca registrada da raça. Isso se deve ao processo de mimetismo e seleção natural. Sobreviviam aos predadores os animais que se assemelhavam ao solo da Savana da Africa, onde a raça foi desenvolvida.

Marcações de cores
 
Red Wheaten Brown Nose. Vermelho Trigo com nariz marrom.
 
 
Red Wheaten Black Nose. Vermelho Trigo com nariz preto.
 
  
Red Wheaten, Black Nose and Black Masck. Vermelho Trigo com nariz preto e mascara preta.
 
Light Wheaten Brown Nose.Trigo Pálido com nariz marrom.
 
Light Wheaten Black Nose. Trigo Palido com nariz preto.    

Qual é a cor de trigo?

Pode-se dizer que a cor do trigo é a principal característica que indica que o seu cão Rhodesian Ridgeback é de raça pura. Se houver alguma outra cor predominante neste cão, provavelmente estamos lidando com algum tipo de mix de Rhodesian Ridgeback. Nada contra eles, contudo, não devem participar do processo de reprodução e se exibir em mostras de conformação.

Wheaten é derivado do substantivo que descreve grãos que têm essa cor clara específica. Isso é trigo – um cereal essencial do qual fazemos pão. Portanto, um RR tem a cor de um campo de trigo.

Uma descrição mais precisa das cores do Rhodesian Ridgeback é o termo cutia. Ele fala sobre a coloração que é algo como uma batalha genética entre cores pretas e claras, uma proteína agouti mais precisa e melanocortina.

Essa característica específica é comum para alguns animais, como gatos selvagens, certos cães, por exemplo, Rhodesian Ridgebacks e Retrievers, coelhos selvagens, raposas e roedores.

E a cor do nariz?

A cor do nariz do Rhodesian Ridgeback é outra coisa. Geralmente é preto, e tudo bem – está dentro de um padrão. Esse é o lugar onde o preto é preferível dentro da raça. Mascara negra e interferência de pelos negros nas orelhas também são viáveis pelo padrão oficial. Há outra cor que pode ocorrer no nariz do Rhodesian Ridgeback, e esse é um focinho marrom. É uma cor rara quando comparada ao preto, mas é igualmente bonita.

E as Marcações?

Existem algumas marcações que são permitidas. Por exemplo, um pouco de pelos brancos no peito e nos dedos dos pés absolutamente  dentro do padrão.

Por outro lado, ter pelos brancos em qualquer outro lugar não é aceitável.
Também a interferência de preto no corpo  também não é permitido, exceto no focinho ou nas orelhas,
Alguns filhotes, até o 5º ou 6º mes podem apresentar pelagem preto em seu corpo, mas geralmente quando ha troca de pelagem, a cor evolui pra vermelho bem fechado.
 

Há casos em que os cães parecem ter algo que se parece com um colar. Em forma da letra V. Esse fenômeno geralmente é acompanhado por orelhas um pouco mais escuras, além de tons mais escuros na cabeça e na cauda. Pode-se considerar como falta.

Algumas pessoas gostam das cores incomuns do Rhodesian Ridgeback. Variações são boas – mas não em shows de conformação. Portanto, se você deseja um cão de raça pura que prospere nos shows, comprar um RR de qualquer outra cor que não seja o trigo é inaceitável.
 
Cores não padronizadas do Rhodesian Ridgeback
 
Os albinos Rhodesian Ridgebacks sejam desqualificados da competição. Vamos ver mais cores RR fora do padrão.

Black Rhodesian Ridgeback

Um Black Rhodesian Ridgeback é uma visão muito rara no mundo dos cães, embora esteja se tornando mais popular nos EUA. Em suma, parece que o cachorro é preto.

Quando você se aproxima, você pode ver que na verdade não é todo preto. Os cabelos têm raízes claras que não podem ser vistas de longe. E, há excesso de cor preta atrás dos ombros e do pescoço.

Black And Tan rhodesian ridgeback

O que é preto e castanho? Você deve imaginar um cachorrinho todo preto que tem algumas partes mais claras em sua pelagem. É como se algum cabeleireiro fizesse luzes em seu cabelo.

É interessante que, para produzir cães pretos e castanhos, ambos os pais devem transmitir o gene que carrega uma característica recessiva. As chances para isso são de 25%, e ambos os pais precisam ter esse alelo no gene agouti.
 


Tigrado ou Brindle Rhodesian Ridgeback

O que é a cor tigrada? Você tem listras na combinação de fulvo e preto, por exemplo, depois vermelho e preto, ou isabella e cinza. Não há erro – isabella é uma cor linda que ocorre em algumas raças de cães. Por exemplo, há um pastor alemão Isabella.

Esta cor tigrado pode ser encontrada em muitas raças de cães. Por exemplo, existem Corgis tigrados, Shih Tzus tigrados, Bulldogs Franceses tigrados e assim por diante. Como existem variações tigrado de galgos e dinamarqueses, não é de admirar que essa variação de cor também possa ocorrer em Rhodesian Ridgebacks, ja que essas raças participaram de sua formação

Não há informações científicas suficientes sobre como essa cor ocorre, mas acredita-se que exista um gene recessivo que a transfira.

Prata Rhodesian Ridgeback

Às vezes, em uma ninhada, pode ocorrer um filhote quase prateado. Essa combinação é mais fácil de reconhecer em filhotes. Durante esse tempo, é mais enfatizado. Mais tarde, quando o filhote cresce, esse cinza começa a empalidecer em uma cor que pode ser descrita como a cor de um saco de papel.

O que acontece aqui é que o cachorro carrega um gene para a diluição da cor. E há outra característica que acompanha este – os olhos deste cão são de cor clara. Eles são azuis ou âmbar.

Este é um fenômeno que tem um fundo genético, e pesquisas foram feitas para provar isso. Você também pode testar seu cão para ver se ele tem esse gene.

Ah, e mais uma coisa – o nariz desta raça é cinza, não preto ou marrom, como é o padrão. Portanto, são 3 faltas associadas: cor da pelagem, cor do nariz e cor dos olhos.